São Paulo
 
 
 


 

Produção de habitação social no Centro

Há mais de dez anos os movimentos de moradia reivindicam habitação na área central. Foram feitas 44 ocupações em prédios vazios, com 9677 famílias, como forma de impulsionar a política habitacional na área.

O poder público tem buscado atender essa demanda: desde 2001 foram produzidas 2833 unidades habitacionais, sendo 709 financiadas pela Caixa Econômica Federal; 858 pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Governo de SP) e 1266 pela prefeitura municipal. Grande parte dos empreendimentos tem boa qualidade de projeto e está bem inserida na cidade, mas a quantidade produzida ainda é muito pequena. Os desafios para transformar essas experiências em política pública são inúmeros: problemas fundiários, dificuldades nos processos de aprovação e nas linhas de financiamento.

1 - PAR - Programa de Arrendamento Residencial
Promovido pela Caixa Econômica Federal para famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos. Foram reformados 7 prédios, atendendo a 709 famílias.
Empreendimento: Riachuelo, 2008 - 122 unidades
Autor projeto: Paulo Bruna Arquitetos Associados
Crédito fotos: Margareth Uemura



2 - Programa Provisão Habitacional
Concebido pela Prefeitura de SP no início da década de 1990, teve 4 empreendimentos concluídos em 2004, totalizando 68 unidades em edifícios novos, em terrenos de cortiços de origem.
Empreendimento: Imoroty, 2004 - 8 unidades
Autor Projeto: Peabiru
Crédito fotos: Peabiru



3 - Programa PAC-BID do Governo do Estado de São Paulo
Criado em 1998, o Programa de Atuação em Cortiços, é desenvolvido pela CDHU e visa atender a demanda de cortiços, a partir de construção nova, reforma ou Carta de Crédito - financiamento para compra de imóvel no mercado.

Empreendimento: Pari F, 2008 - 17 unidades
Autor projeto: VD Arquitetura
Crédito fotos: CDHU

 

Opção B
Empreendimento: Pari G, 2008 - 26 unidades
Autor projeto: Paulo Vaccio / Pedro Dias Arquitetura
Crédito fotos: CDHU



4 - Programa Municipal de Locação Social
Criado em 2003, tem por objetivo a locação de unidades habitacionais produzidas pela prefeitura para famílias com renda de até 3 salários mínimos. Foram realizados 3 empreendimentos, atendendo 768 famílias. O Vila dos Idosos tem como diferencial o atendimento à demanda acima de 60 anos, ainda negligenciada pelos programas e financiamentos habitacionais.

Empreendimento Vila dos Idosos, 2007 - 145 unidades
Autor projeto: Hector Vigliecca & Associados
Crédito fotos: Margareth Uemura




Locação Social
Empreendimento: Parque do Gato, 2004 - 486 unidades
Autor Projeto: COHAB
Crédito fotos: Eduardo Ewbank

 
   
Moradia é central