Fortaleza
 
 
 


 

Seminários e oficinas

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a questão da moradia social nas áreas centrais na agenda nacional foram realizados seminários de caráter local em cada capital. Os seminários contaram com a mobilização dos atores locais e lideranças nacionais para fortalecimento da agenda da habitação social em centros e divulgação dos resultados da pesquisa e sistematização de dados feitos pelo projeto.

O seminário em Fortaleza ocorreu no dia 14 abril de 2009. O evento foi realizado no auditório do CREA - Conselho Regional de Arquitetos e Agrônomos, com a coordenação do CEARAH Periferia e apresentação do Projeto Nacional pelo Pólis.

A organização do evento e da exposição contou com o apoio dos parceiros do projeto em Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, HABITAFOR, Piratininga Arquitetos Associados, CMP, FBFF, MCH, MLB, NUHAB, CONAM, UNMP; e com a colaboração de Valéria Pinheiro (CEARAH Periferia), Anja Nelle e Daniel Rodrigues (Habitafor), Renata Semin (Piratininga Arquitetos Associados) e Henrique Frota (NUHAB).

O Seminário contou com duas mesas: na primeira foram convidados a Dra. em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, economista e professora na UFCE, Cleide Bernal; Evaniza Rodrigues, da União Nacional de Moradia Popular (UNMP-SP); a arquiteta Anja Nelle, da Prefeitura de Fortaleza; e Elenilson Gomes, da Federação de Bairros e Favelas. A segunda mesa foi formada pelos representantes dos movimentos de moradia. Participaram do debate movimentos sociais locais, pesquisadores, estudantes e representantes de órgãos públicos.
O evento reuniu cerca de 30 pessoas.

As apresentações realizadas neste evento podem ser baixadas aqui:

- Apresentação Cleide Bernal
- Apresentação HABITAFOR



 

   
Moradia é central