Projeto
 
 
 


 

Apresentação

O projeto "Moradia é Central - inclusão, acesso e direito à cidade" é fruto de uma parceria entre o Instituto pólis e a OXFAM GB, em conjunto com parceiros de cinco capitais brasileiras: São Paulo (Instituto Pólis), Belém (FASE Amazônia), Fortaleza (Cearah Periferia), Recife (OXFAM / FERU / FNRU) e Rio de Janeiro (FASE).

O objetivo geral do projeto é sensibilizar a opinião pública acerca da importância da efetivação de políticas públicas de promoção de habitação social nos centros urbanos, bem como de manutenção e melhoria das condições de moradia da população de baixa renda que já reside nessas áreas. De forma complementar, o projeto visa apresentar a concentração de imóveis vazios e subutilizados e enfocar a necessidade de utilizar estas áreas aproveitando a infra-estrutura instalada e, tornando mais justa a configuração sócio-espacial das grandes cidades.

O projeto tem como estratégia central a promoção de articulação entre técnicos, lideranças, movimentos, gestores públicos e entidades para debater, gerar conhecimento, e disseminar informações sobre o tema, com base em dados sobre o crescimento das cidades, as situações urbanas das áreas centrais e a questão habitacional.



 
   
Moradia é central